domingo, 1 de abril de 2012

Milícia tortura, mata e extorque na Região metropolitana de Porto Alegre - Rio Grande do Sul




Polícia investiga grupo de soldados suspeitos de mortes e formação de milícia no RS


Presos por chacina realizada em 2011, policiais são suspeitos de tortura, extorsão e execuções


Porto Alegre, 31/03/2012 - O flagelo das milícias está em gestação no Rio Grande do Sul. Um embrião desses grupos paramilitares, integrado por policiais suspeitos de tortura, extorsão e execuções, se formou em Alvorada. E quem assegura isso não são inimigos desses milicianos, mas outros policiais, aqueles sobre os quais recai a responsabilidade de esclarecer esses delitos. Após seis meses de investigações, os delegados Paulo Prado e Wagner Dalcin, da 1ª Delegacia da Polícia Civil (a principal daquele município), acreditam que uma série de assassinatos registrados nos últimos anos teria sido praticada por um grupo de soldados do 24º Batalhão de Polícia Militar.

Os suspeitos são todos integrantes de um Pelotão de Operações Especiais, uma espécie de unidade de elite usada em patrulhamentos de risco. Pesam contra eles testemunhos contundentes, gravações de conversas e contradições sobre seus álibis para o momento dos crimes, pinçadas do rastreamento de seus telefonemas. Se condenados, podem pegar uma pena que varia de 12 a 30 anos de prisão. Todos, segundo o delegado Prado, deverão ser indiciados por homicídios qualificados.

Dos sete policiais que a Polícia Civil identificou, quatro cumprem prisão temporária de 30 dias solicitada pela promotora Raquel Isotton e decretada pelo juiz Roberto Coutinho Borba. Estão presos os irmãos Marcelo Machado Maier, 35 anos, e Márcio Machado Maier, 32 anos (ambos soldados), e os também soldados Charles Alexandre Ávila da Silva, 33 anos, e Fernando de Souza e Silva, 24 anos. Os demais, dois homens e uma mulher cujos nomes não foram divulgados, foram afastados do serviço.

As investigações apontam esses integrantes do POE do 24º BPM como autores de uma chacina que resultou em quatro mortes, em 13 de julho de 2011, no bairro Salomé. Mas já surgiram indícios de que o grupo teria cometido homicídios em fevereiro e maio do mesmo ano, uma outra chacina em agosto de 2008 e um assassinato em julho daquele ano. Seriam 10 execuções, todas em Alvorada, em que os nomes dos policiais figuram como suspeitos — e outras duas mortes recentes, na Rua Panamericana, podem incrementar essa lista macabra.

As primeiras pistas surgiram logo após a chacina de 2011. Carentes de efetivo numa cidade que acumula recordes de homicídios, os policiais civis de Alvorada ainda patinavam na investigação quando receberam um bilhete em papel ofício, redigido em letra de forma, com a seguinte mensagem: "Meus colegas no batalhão formaram um 'Esquadrão da Morte'. Ao invés de prender, matam. Não concordo." A folha vinha acompanhada de listas de nomes e telefones dos policiais suspeitos de crimes, além de apelidos de pessoas a quem eles teriam atormentado. Via de regra, delinquentes e seus familiares.

Os agentes da 1ª DP tomaram depoimentos de pessoas que teriam sido ameaçadas e até torturadas. Uma delas assegurou que os assassinatos não seriam apenas por ideologia e disse que os PMs teriam matado por encomenda do traficante Marcos "Pé Podre", da facção criminosa Bala na Cara.

Com o relato dessas testemunhas na mão e a lista fornecida pelo informante-policial, os investigadores conseguiram junto à juíza Carla De Cesaro autorização para interceptar seus telefones. Numa conversa por celular com um colega do POE, um dos soldados se queixa de não ter arranjado provas contra um delinquente.

— Bah, derrubei aquela casa lá, mas não achei nada.

O colega diz para o policial insistir.

— Aborda o cara, diz que tem denúncia, que encontrou drogas com ele.

Testemunhas falam que o "enxerto" de provas falsas era um dos métodos dos PMs suspeitos. E as investigações concluíram que, em meio aos planos de matar marginais, por vezes atingiam inocentes. É o caso da chacina de 13 de julho de 2011. Um dos alvos era Luciano Mayer, 37 anos, com antecedentes por assalto. O outro era Marcelo Berro, 25 anos, traficante. A dupla foi fuzilada na saída de um bar. Acontece que junto a eles estavam dois outros clientes do boteco, sem qualquer antecedente criminal: o pedreiro Celso Santos da Silva, 45 anos, e o carpinteiro Marco Aurélio Costa Fraga, 37 anos. Os dois foram assassinados também. Estavam no lugar errado, na hora errada, morreram porque eram testemunhas, conclui o delegado Paulo Prado.

— O problema nesses grupos paramilitares é que começam matando pela pretensa ideia de fazer justiça. Depois fazem por dinheiro. Falam em limpeza social, mas são maus policiais — define o delegado.

Contraponto

O que diz Carlos Arquimedes, advogado dos PMs Marcelo Maier e Márcio Maier

O defensor dos PMs afirma que nas 500 páginas do inquérito "não há provas contundentes" contra seus clientes. Ele diz que não teve acesso às gravações telefônicas e cogita que seus clientes são perseguidos por terem protestado por melhorias salariais na BM. ZH não localizou os advogados dos outros policiais presos.

Aqui e no Rio

As investigações indicam que os métodos do grupo desbaratado em Alvorada se assemelham aos das milícias cariocas, as mais notórias do Brasil. Os policiais militares estariam cobrando de comerciantes para fazer a segurança nas horas de folga, o chamado "bico". A Corregedoria da BM investiga se faziam isso também dentro do horário de serviço, usando os veículos e as armas da corporação.

— Eram pagos para manter as cercanias do comércio livres de vagabundos — sintetiza o delegado Prado.

A Polícia Civil afirma que os PMs teriam também acertado, com pelo menos um comerciante, a morte de seus desafetos. É o que teria ocorrido no caso das quatro mortes da chacina de 2011 no bairro Salomé. O dono de um bar teve o carro incendiado pelo assaltante Luciano Mayer e por isso teria encomendado a morte aos policiais.

Os PMs teriam simulado uma revista no estabelecimento na qual, inclusive, prenderam o dono do bar por posse ilegal de arma. Eles saíram e teriam retornado, minutos depois, mascarados, para executar Mayer e outro criminoso que ali estavam — matando também outros dois, inocentes, por engano. O comerciante foi preso por suposto envolvimento na chacina, como cúmplice, mas já foi libertado.

A diferença do grupo de Alvorada em relação às milícias cariocas, mais do que de metodologia, seria de intensidade. No Rio, os milicianos começaram expulsando e matando traficantes. Em pouco tempo, eles se tornaram comerciantes: monopolizam a venda de internet e sinal de TV pirateados, cobram propina de entregadores de gás e montam serviços de telentrega ou transporte clandestino. Operam, em suma, como uma máfia, algo que ainda não ocorre no Rio Grande do Sul.

O tenente-coronel Jairo de Oliveira Martins, da Corregedoria da BM, considera que os atos do policias do POE de Alvorada são isolados e ressalta que não existe histórico similar em outras partes do Estado.

Quando o alvo fala

Antes de morrer na emboscada do bairro Salomé, Luciano Mayer — que se dizia açougueiro e dono de bar, mas tinha assaltos no currículo — denunciou na Corregedoria da BM e também na Polícia Civil sete PMs do POE de Alvorada por torturas e ameaça. Ele disse que foi capturado em 20 de abril de 2010 pelos policiais e forçado a beber água de um valão.

Mayer afirmou ter sido agredido a coronhadas, pontapés e assegura que só não morreu porque conseguiu escapar. Durante quase um ano ele fugiu dos PMs e seguiu denunciando as ameaças.

Em junho de 2011, seus familiares teriam recebido um recado dos PMs, o de que Mayer teria o mesmo fim de Éverton Nunes Silveira, traficante que atuava nos bairros Umbu e Salomé, morto com vários tiros em maio. Mayer foi assassinado em 13 de julho passado. O registro da ameaça feita por ele reforçou as suspeitas contra os PMs.

"Foi o POE"

Uma pessoa assistiu à execução dos quatro homens em 13 de julho de 2011 no bairro Salomé e a descreve em detalhes. Os mascarados desceram de um carro prata e um deles disse:

— Te falei que tu ia cair, Marcelo! O alvo era Marcelo Berro, com antecedentes por tráfico. Ele e os outros três foram colocados contra uma parede, mãos na cabeça, e fuzilados. Caído no chão, Berro sussurrou para a testemunha, antes de morrer:

—  Foi o POE.

Pouco antes das execuções, outra pessoa viu os ocupantes do carro colocando toucas na cabeça. Ela depôs e reconheceu todos eles como integrantes do POE: os irmãos Maier e os soldados Charles Ávila da Silva e Fernando de Souza e Silva.

"Agora vocês vão morrer"

Em fevereiro de 2011, o grupo do POE liderado pelo soldado Marcelo Maier teria participado de uma sessão de tortura contra dois homens, para que revelassem o paradeiro do irmão de um deles, o suspeito de tráfico Romário Coradelli, 20 anos.

Os dois, um dos quais com antecedentes por tráfico e o outro adolescente, foram pegos no bairro Umbu, espancados e afogados, segundo depoimento deles à Polícia Civil. Eles apontam como autores das torturas quatro dos sete PMs agora investigados por chacinas.

— Tiraram nossas algemas, colocaram nós de joelhos e falaram: "Agora vocês vão morrer, agora vocês vão morrer, querem aprontar? Agora vocês vão morrer". Foi na base de pau, choque, borrachada, tudo... — descreve o rapaz.

Ele diz que a situação mudou quando os PMs receberam um telefonema.

— Não precisa "fazer a mão" (executar). O Romarinho tá morto, tamo aqui ao lado dele — teria dito um dos PMs, conforme as vítimas de tortura.

Romário tinha sido morto pelo PM Marcelo Maier, que alegou legítima defesa. Os jovens capturados foram levados para uma delegacia da Polícia Civil.

— Enxertaram um pote de crack, para justificar prisão em flagrante — disse uma das vítimas de tortura.

Os jovens ficaram detidos um tempo e foram liberados. Hoje não estão mais em Alvorada.

Mais um inocente morto

O pedreiro e o carpinteiro executados por engano não foram os únicos inocentes a morrer na ação do suposto grupo de extermínio integrado por PMs em Alvorada.

Em 8 de agosto de 2008, os amigos Uilian Miranda Viana, 21 anos, e Tiago Soares Maciel, 21 anos, conversavam dentro de um carro na frente de uma oficina, na Vila Formosa, quando foram cercados por um grupo de mascarados e mortos com vários tiros.

Um motociclista que entregava lanches naquele ponto, Sérgio da Silva Broghi, 28 anos, também foi atingido pelos disparos e morreu. Conforme a Polícia Civil, ele não era visado pelos assassinos, apenas estava no lugar errado.

Uilian e Tiago eram suspeitos de furtar uma pistola .40 de uma PM do 24º BPM. Eles teriam sido perseguidos e ameaçados por uma guarnição do POE integrada pelo soldado Márcio Maier, o Bebê. A pistola foi localizada um mês antes no velório de Anderson Moreira, assassinato pelo qual os PMs também são investigados.

"Eles sabem que derrubei o Romarinho"

As investigações indicam que os integrantes do POE registravam supostas ameaças, antes de abordar as vítimas. Num telefonema interceptado com autorização judicial, o PM Marcelo Maier fala com um colega do serviço reservado (P2), que o orienta a fazer um ofício com as tais ameaças, para justificar qualquer ação.

O diálogo é de fevereiro de 2011:

P2 - Quando tu fizer o oficiozinho aquele vai dar outros motivos, né...Ali nos motivos tu bota né, que tá sendo ameaçado assim, assim... que os indivíduos ali têm duas pistolas, né, cara.
Marcelo Maier - É, eles sabem que fui eu derrubei o Romarinho, né. Eles sabem...
P2 - Nós vamos fazer o documento normal aqui, entendeu, cara? Eu vou fazer o documento que tu me informou. Nós vamos fazer uma ordem de busca, né, cara. E nós temos que passar essa informação pro pessoal do POE, ali, né cara. Passar para o pessoal do policiamento que tem essa ameaça contra ti.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: