quarta-feira, 4 de maio de 2011

Milícia RJ: Agente usa astúcia para não ser morto na Praia de Copacabana







Policial foi um dos responsáveis pela prisão do sargento PM Marcos Silveira Souza, o Falcon





Rio, 04 de maio de 2011 - De frente para aquele que seria o seu algoz e com uma arma apontada para a cabeça, o inspetor da Corregedoria da Polícia Civil Fernando Antônio de Oliveira Pessanha mostrou astúcia para escapar da morte. Um dos responsáveis pela prisão, no dia 14, do sargento PM Marcos Vieira Souza, o Falcon, acusado de envolvimento com a milícia, o agente foi surpreendido em plena Praia de Copacabana, dia 26, um sábado de sol, por um homem que se identificou como sargento Abreu, do 6º BPM (Tijuca).

O suposto militar, na verdade, é Francisco Henrique Lopes de Abreu Souza, soldado expulso da PM em 2009. Reconhecido em foto por Pessanha, ele ainda não prestou depoimento na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), onde o caso foi registrado.

O inspetor contou que, no dia da ameaça, Abreu foi logo avisando que já havia trabalhado com Falcon e que Pessanha “tinha mexido com gente grande, de muita grana”.

Segundo o agente, o ex-PM pegou uma arma, com a mão direita dentro de uma bolsa, apontou para sua cabeça e deixou clara sua missão: “Você sabe o que vim fazer aqui?”. A resposta do policial foi imediata: “Veio me matar!”.

Abreu respondeu fazendo um sinal de positivo com a cabeça e continuou as ameaças: “Quer morrer? Você sabe que vai morrer!”. Diante da afirmação, Pessanha não perdeu tempo no discurso. “P. cara, PM é burro pra c.. Você acha que estou de bobeira? Você esqueceu da tecnologia. Tem câmeras filmando em cima dos prédios. Mesmo que você me mate, não vai chegar ao calçadão”, afirmou o inspetor.

Resignado por não poder cumprir sua missão, Abreu ficou mais afável e até elogiou o policial: “Você é bom pra c.. Gostei de você”. Em seguida, beijou várias vezes a mão de Pessanha antes de ir embora.

Ex-PM e Falcon vão responder por coação

O delegado Jayme Berbat, da Draco-IE, vai requisitar imagens captadas por câmeras próximas ao local que o inspetor Fernando Antônio de Oliveira Pessanha foi ameaçado pelo ex-PM Abreu, na Praia de Copacabana.
“Investigamos coação no curso do processo. Abreu e Falcon responderão pelo crime”, afirmou o delegado.

Como O DIA  noticiou ontem, a polícia recebeu informações de que integrantes da milícia chefiada pelo vereador Luís André Ferreira da Silva, o Deco, estariam planejando a morte de Jayme, do comentarista de Segurança Pública da TV Record, Paulo César Amêndola, e do corregedor da PM, coronel Ronaldo Menezes.

Por Adriana Cruz de O Dia.

Fonte O Dia

Nenhum comentário: