terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MILÍCIAS: BOMBEIRO WALACE CASTRO FERNANDES FOGE DA PRISÃO PARA REFORÇAR GUERRA ENTRE MILÍCIAS


Mais sangue...



RIO, 17/02/2009 - A fuga de um bombeiro no fim de semana do Grupamento Especial Prisional (GEP), em São Cristóvão, pode acirrar ainda mais a guerra da milícia na Zona Oeste, como informa reportagem pulicada nesta terça-feira pelo jornal O Globo. O soldado Wallace Castro Fernandes, preso em dezembro do ano passado após trocar tiros com PMs por 40 minutos, é acusado de integrar o grupo paramilitar que domina a Favela do Barbante, em Campo Grande. Segundo policiais do 2º Comando de Policiamento de Área, Wallace é inimigo do ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, que fugiu pela porta da frente de Bangu 8 e postou um vídeo no You Tube, no último sábado, desafiando a polícia . Com Wallace e Batman soltos, mais mortes podem ocorrer na região, segundo investigações.


Wallace fugiu do GEP juntamente com o cabo Luiz Fernando Santos Pessanha, no último sábado. Os dois usaram uma pequena serra para cortar as grades que dão acesso ao rancho do presídio. Pelos fundos, eles chegaram à rua. A corregedoria do Corpo de Bombeiros já abriu sindicância para apurar o caso.


No dia em que foi preso, em Campo Grande, o soldado foi flagrado com um fuzil, três veículos, uma granada, coletes à prova de bala, toucas do tipo ninja, munição, roupas de camuflagem e anotações com a contabilidade de transporte alternativo, "gatonet" e venda de bujão de gás. A polícia investiga a informação de que Wallace voltou para a milícia da Favela do Barbante. Ele deve enfrentar Batman, na luta pelo domínio da comunidade.


Nesta segunda-feira, o secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse que não vai comentar o vídeo que o bandido e ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como Batman, postou na internet. Segundo Beltrame, ele é um foragido da Justiça e que as pessoas não deveriam dar importância a isso. Beltrame fez o comentário na abertura do seminário sobre crimes cibernéticos e propriedade imaterial. No entanto, no domingo, a Secretaria de Segurança havia informado ser prioritária a identificação do autor e do local da entrevista.


No domingo, o perito Ricardo Molina afirmou que será muito difícil para a polícia identificar o autor da entrevista com Batman, apontado como chefe de uma milícia da Zona Oeste e foragido desde outubro do presídio Bangu 8. Os vídeos com o depoimento dele foram postados no portal YouTube, um dia depois de a recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia por informações que levem a sua prisão subir para R$ 10 mil.

Para Molina, que não viu as imagens, o formato compactado dos vídeos postados no portal faz a qualidade cair. Com isso, mesmo gravações profissionais podem parecer amadoras.


Nos vídeos, Batman conta como fugiu do presídio, acusa policiais de o extorquirem e admite que dominava o transporte alternativo em parte da Zona Oeste. As perguntas duras do entrevistador anônimo surpreenderam a cientista política Sílvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec). Na visão dela, o depoimento parece mais um recado às comunidades onde ele atuava do que uma afronta ao governo.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: