quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Acusados de integrar milícia na Zona Oeste são absolvidos



Milicianos foram absolvidos por 4 votos a 3 da acusação de tentar matar um despachante de van em 2005


POR Marcello Victor

Rio -  Os quatro acusados de integrar a cúpula da milícia Liga da Justiça, que atua na Zona Oeste do Rio, foram absolvidos, por 4 votos a 3, na acusação referente à tentativa de homicídio. A decisão foi tomada na madrugada desta quinta-feira, no 4º Tribunal do Júri, no Centro. Os irmãos Natalino José Guimarães e Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho; o filho dele Luciano Guinâncio; e Leandro Paixão Viegas, o Leandrinho Quebra-Ossos, começaram a ser julgados na última terça-feira. Eles eram acusados de tentar matar o despachante de van Marcelo Eduardo dos Santos Lopes, em 2005.

Após a absolvição, a promotora Viviane Tavares Henriques afirmou que não se pode criticar a decisão dos jurados, pois foi democrática. O Ministério Público ainda não sabe se vai recorrer.

O advogado de defesa Roberto Vitagliano disse que foi a decisão de um tribunal democrático e que "o Estado parece que começa a colocar no lugar tudo o que diz respeito aos acusados".

Milicianos negam acusações

No segundo dia de julgamento, os réus negaram as acusações de tentar matar Marcelo Eduardo dos Santos Lopes. Natalino Guimarães, último a falar, negou veementemente qualquer envolvimento com milícia. Ele afirmou que só porque comprou um adesivo do personagem Batman, em uma banca de jornal, passou a ser apontado como membro do grupo. O símbolo do personagem seria utilizado para demarcar território e identificar membros da quadrilha, segundo investigações da polícia.

O irmão de Natalino, Jerônimo Guimarães, o Jerominho, também disse que não integra o grupo. Durante seu depoimento ele se exaltou diversas vezes e afirmou que é pai de família e não tem envolvimento com crimes. Ele afirmou que as acusações são uma "trama política" para acabar com ele, o irmão e toda a família.

Antes, já haviam prestado depoimento Luciano Guinâncio, filho de Jerominho, que afirmou não conhecer o despachante de van, a quem ele e Leandro Paixão Viegas, o Leandrinho Quebra-Ossos, são acusados de assassinar, a mando de Jerominho. Leandrinho não quis se pronunciar no julgamento.

Coleção de crimes

O primeiro baque na milícia Liga da Justiça foi em 2009. A juíza da 1ª Vara Criminal, Alessandra Bilac, condenou dez do grupo por formação de quadrilha e bando armado a dez anos e seis meses de prisão. A pena foi considerada emblemática para os chefões: o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu irmão, o ex-deputado estadual Natalino José. Foram condenados ainda Luciano Guinâncio e o ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman.

Outros processos

Luciano, Jerominho e Natalino respondem a mais dois processos por formação de quadrilha e bando armado. Em 2008, Batman fugiu da cadeia onde cumpria pena de 9 anos e 8 meses, mas foi recapturado em 2009.

Fonte e foto: O Dia

Nenhum comentário: