terça-feira, 19 de maio de 2009

MILÍCIAS: AS PRIMEIRAS VITÓRIAS DO ESTADO DE DIREITO



Suspeito de chefiar milícia, Natalino Guimarães presta depoimento no Rio




Justiça quer saber origem de armas achadas na casa de ex-deputado

Outros cinco suspeitos também prestaram depoimento



Rio, 18/05/2009 - O ex-deputado Natalino Guimarães, suspeito de comandar uma milícia na Zona Oeste, prestou depoimento nesta segunda-feira (18) na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no Centro da cidade. A Justiça quer saber a origem das armas encontradas na casa do ex-deputado, no momento em que ele foi preso, em julho de 2008.


A segurança foi reforçada no Tribunal de Justiça para a chegada do ex-deputado, que deixou o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), onde está preso, para o depoimento desta segunda.


Outros cinco suspeitos de envolvimento com milícia, incluindo o sobrinho do ex-deputado, Luciano Guinâncio, também prestaram depoimento ao juiz da Primeira Vara Criminal de Campo Grande. Todos negam as acusações.

De acordo com as investigações, a exploração de serviços ilegais na Zona Oeste seria feita principalmente pelos grupos do ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, preso no dia 13 de maio, do ex-PM De Lima, do pai dele, Délcio de Lima, conhecido como Seu Délcio, do ex-PM Francisco César Silva, o Chico Bala, e também do grupo do ex-policial, Alcsander Monteiro, o Popeye.


Dos nove suspeitos detidos no fim de semana, por suposto envolvimento com milícias, cinco permanecem presos. Com eles, agentes da Delegacia de Itaboraí, município da Região Metropolitana do Rio, apreenderam equipamentos para instalação de TV a cabo, armas e quatro carros.

O policial militar Ricardo Silva de Lima, o De Lima, afastado da corporação, segundo a polícia, por problemas psiquiátricos, está entre os presos.




Denúncia de plano de resgate


No fim da audiência, o juiz Rubens Casara disse que recebeu informações da Polícia Federal de que existiria um plano para resgatar um dos suspeitos, que também prestou depoimento no fórum.


Segundo o juiz, o plano seria para libertar Moisés Pereira Maia. Por conta disso, a Polícia Federal decidiu levar todos os presos de volta para Campo Grande. Os depoimentos foram antecipados para que os presos fossem retirados do fórum antes do anoitecer.


Fonte: G1

Nenhum comentário: