terça-feira, 2 de outubro de 2012

Exército e Marinha ocupam áreas dominadas pelas milícias e pelo tráfico no Rio de Janeiro



Exército e Marinha ocupam cinco favelas dominadas pelo tráfico e por milícias no Rio nesta terça-feira

Até sábado (6), 28 comunidades da zona oeste da cidade e do Complexo da Maré receberão as tropas



Rio, 02 set 2012 - Militares do Exército ocupam nesta terça-feira (2) as comunidades Piraquê e Cosmos, em Campo Grande, Vila Sapê, em Curicica, e Vila Vintém, em Bangu, todas na zona oeste do Rio de Janeiro. Já os soldados da Marinha estarão no morro do Timbau, no Complexo da Maré, na zona norte. O objetivo da ação é dar apoio às equipes de fiscalização do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) em áreas controladas pelo tráfico de drogas e por grupos de milicianos.

Até sábado (6), 28 comunidades da zona oeste da cidade e do Complexo da Maré receberão as tropas. Cada favela será ocupada apenas por um dia, das 8h às 18h. No total, 3.000 militares (2.000 do Exército e 1.000 da Marinha) estão à disposição do TRE-RJ para serem empregados nas ocupações. No domingo (7), dia das eleições, o patrulhamento será feito nas proximidades das zonas eleitorais dessas comunidades.

Na quarta-feira (3), os militares ocuparão as comunidades Terreirão, Rio das Pedras, Vila Kennedy e Barbante, todas na zona oeste. Na quinta-feira (4), será a vez das favelas do Anil, Tirol, Antares, Minha Deusa; e sexta-feira (5), Muzema, Jardim Maravilha, Coreia e Carobinha, todas também na zona oeste. No sábado, as tropas seguirão para a Covanca, Caxangá, Sapo e Fumacê.

Já os soldados da Marinha ocuparão, na quarta-feira, a comunidade Baixa do Sapateiro; na quinta, Nova Holanda; na sexta-feira, Parque União; e no sábado, a Vila do João. Durante esta semana, a operação das tropas será contra a propaganda ilegal.

Em São Gonçalo, Cabo Frio, Itaboraí, Campos, Magé, Rio das Ostras e Macaé, as tropas atuarão no domingo (7).

Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter,80 fiscais do tribuna, acompanhados de um juiz eleitoral, vão atuar no combate à propaganda irrelular e outros delitos previstos no Código Eleitoral.

Na segunda-feira, não houve nenhuma reação por parte de traficantes ou milicianos nas comunidades ocupadas. A primeira favela ocupada foi a Gardênia Azul, controlada por uma milícia. À tarde, o Exército ocupou as ruas do Muquiço, e a Marinha seguiu para a comunidade Fogo Cruzado, na Maré.

O TRE-RJ iniciou, na segunda-feira, um serviço para tirar dúvidas relacionadas às eleições. O telefone é o (0xx21) 2544-0077 e funcionará das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira; de 13h às 19h, no sábado; e de 8h às 17h, no domingo.

Fonte: R7

Milicianos são denunciados por homicídio qualificado no Rio de Janeiro.





MP denuncia dois suspeitos de integrar milícia por homicídio.


Rodrigo Freitas e Alexsandro Almeida teriam confundido vítima com irmão. Os dois fariam parte de milícia atuante em Campo Grande, na Zona Oeste.




O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o policial militar Rodrigo Freitas de Oliveira e Alexsandro Almeida de Souza, conhecido como Leco, por homicídio qualificado. Os dois são suspeitos de integrarem uma milícia atuante em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, e teriam assassinado Victor da Silva Lopes em setembro de 2011.

Segundo o MP, os dois teriam confundido a vítima com seu irmão, Vinícius da Silva Lopes, que também seria integrante da milícia e com quem teriam uma desavença. Na denúncia, consta ainda que uma testemunha do crime foi ameaçada por Rodrigo Freitas.

Há mandado de prisão temporária para os acusados. No entanto, o Ministério Público pediu a conversão do mandado para prisão preventiva. Os dois milicianos estão foragidos.


Fonte G1